Betel Avestruzes

Betel Avestruzes

CRIAÇÃO

Criação Mundial

Em virtude da grande demanda pelos produtos de alto valor agregado, atualmente, a criação de avestruzes vem se popularizando e já é um sucesso em diversos países além da África do Sul, tais como: Canadá, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Itália, Alemanha e França. O rebanho mundial é grande, porém sofre excesso de demanda de seus produtos, principalmente a França em relação ao consumo de carne, o que significa uma grande oportunidade para a estrutiocultura.

Criação no Brasil

Hoje, o Brasil tem um plantel formado e distribuído principalmente nas regiões sul, sudeste, central, norte e nordeste do país. A multiplicação de nosso plantel caminha rapidamente e já permitirá o início dos abates em escala num futuro bastante próximo. O Brasil mostra através de experiência de seus criadores, que é ótima opção para a criação de avestruzes, pois oferece boas características tais como clima, alimentos, mão-de-obra e já conta com a infra-estrutura pecuária de fácil adaptação.

Produtividade

Uma fêmea produz em média 20 filhotes por ano. Os ovos, que medem entrem 15 cm e 20 cm e pesam por volta de 1,5 kg, equivalem a duas dúzias ovos de galinha e ficam por um período de 42 dias na incubadora. Os pintos nascem com peso que varia entre 0,7kg e 1,5 kg e crescem aproximadamente 25 cm por mês durante os primeiros seis meses. Os animais estão prontos para o abate entre 10 e 14 meses de idade, pesando aproximadamente 100 kg, e gerando cerca de 30 kg de carne, miúdos, 1,2 m2 de couro, além das plumas. A vida produtiva de uma fêmea é de aproximadamente 40 anos e seu início de postura acontece aos 2/3 anos de idade. Estes animais vivem, em média, de 65 a 70 anos. Estes índices viabilizam a criação de avestruzes e mostram o potencial de inserção desta atividade em nossos agronegócios.

Instalações e Manejo

São criados em piquetes simples, cercados por telas ou por arame liso. Apenas os filhotes até os três meses exigem instalações cobertas e cuidados especiais. Em cada hectare cria-se cerca de 20 casais de reprodutores ou 200 animais de engorda. Os maiores fabricantes de ração do país já possuem linhas de rações específicas para cada fase do avestruz. Um adulto consome em média 1,5kg de ração e aproximadamente 1 kg de pasto ao dia.

Como Criar

Necessitando de pequenas áreas para a sua criação, dependendo de sua idade poderemos ter até 15 aves em uma área de 1.000 m² e, devido ao grande número de pequenas e médias propriedades sem qualquer atividade produtiva ou atividades de baixa rentabilidade, essa criação torna-se altamente atraente.

A área para criar avestruz adulto é de 150 cabeças por alqueire (24.000 m²). O que determina a área do avestruz, não é a quantidade de pasto disponível no solo e sim o espaço para sua atividade física. Na fase de postura são recomendados piquetes de 800 a 1000 m2 por casal.

 
 

Betel Avestruzes
Rodovia SP-332, km 136,5 s;n - Itapavussu - Cosmópolis, SP
Fone/Fax: (19) 2129-7100