Betel Avestruzes

Betel Avestruzes

ANIMAL

Seu nome científico é Struthio-Camelus. Onívoras, na natureza, estas aves pertencem ao grupo das ratitas, ou seja, aves que não voam. Originárias do continente Africano, têm como habitat natural as grandes planícies e sua alimentação é baseada em fibras vegetais como raízes, folhas, flores, sementes e pastagem. É considerada uma ave monogástrica, herbívora, com grande potencial para ser explorada racionalmente em nossas pastagens.

Seu porte varia de 1,75 a 2,75 metros de altura e pesa entre 90 e 150 kg, sendo assim, a maior ave do planeta. Atualmente estão subdivididas em 3 espécies – Black, Blue e Red além de sub-espécies que correspondem pela tonalidade de sua pele, tem o corpo (parte central) coberto por plumas.

Em média, esta ave vive até 70 anos, a qual tem seu período reprodutivo iniciando-se por volta de 2 a 3 anos de idade e estimado em até 40 anos.

O processo de criação tem duas finalidades precípuas, ou seja, criação de aves para reprodução e para abate.

O processo de criação comercial de aves no Brasil iniciou-se em 1995. Na África do Sul já existe a mais de 100 anos, tendo no início se dedicado exclusivamente à produção de plumas ornamentais.

As aves destinadas a abate são criadas até os 10 ou 14 meses de idade, quando estão com a melhor qualidade da carne e do couro. O abate é realizado por abatedouros credenciados junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dentro da cadeia de alimentos, o avestruz se encontra na primeira fase, na fazenda, destinando-se ao abate em frigorífico ou abatedouro, Na seqüência segue para cortes, industrialização, atacado, varejo e consumidor final.

A carne é proveniente da coxa, sobre coxa e na região posterior das costas. Por ser ratita não tem carne de peito como em outras aves. Do peso total da ave, em torno de 100 kg, apenas 30 kg são convertidos em carne para consumo, sendo 50,5% de carne nobre/macia para cortes especiais e o restante para a fabricação de embutidos ou hamburgers.

 
 

Betel Avestruzes
Rodovia SP-332, km 136,5 s;n - Itapavussu - Cosmópolis, SP
Fone/Fax: (19) 2129-7100